quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rabo de Lagartixa

Sempre ouvi dizer que a lagartixa tinha o poder de regenerar o rabo - ou a cauda. Nesses dias nublados, andei pensando que seria bom poder ser uma lagartixa: poder regenerar meu pedaço perdido. Aí, fui pesquisar sobre essa tal regeneração (pra saber como funciona, né, vai que poderia dar certo pra mim também?!).

Lí que a lagartixa perde o rabo como mecanismo de defesa. Ela solta espontaneamente seu rabo pra chamar atenção do predador e poder fugir dali rapidinho. "Que maravilha", pensei, "poder soltar uma parte de você, deixa-lá pra trás e ainda poder regenerá-la depois? Isso é fantástico! Queria poder deixar pra trás aquela parte de mim, por livre e espontânea vontade e depois tê-la de volta, novinha em folha, sem marcas nem lembranças".

Eis que continuando a ler, descubro que quando a cauda da lagartixa cresce de novo, ela não cresce como a anterior, ela cresce menor. Onde antes existia osso - "osso? É isso mesmo? Lagartixa tem osso?"- , agora existe uma espécie de cartilagem. Sua cauda não é mais nem resistente como a outra, nem do mesmo tamanho, nem igual... A lagartixa nunca mais será a mesma, para sempre.

"Então não adiantaria ser lagartixa", voltei a pensar, "iria ser a mesma coisa de ser gente. Você perde uma parte de você. Depois, com o tempo, regenera, mas nunca volta a ser o que era. E parece que a cada regenerar, um pedaço ainda ficou pra trás pra sempre e eu nunca mais serei a mesma".

Pobre lagartixa, até parece gente.

4 comentários:

. disse...

FOFA!
Você tá escrevendo E fazendo metáforas biológicas? Pronto. Amei.

Eu lembro quando descobri que não era só humano que deixava seus pedaços ou ganhava marcas. Eu lembro que as goiabeiras do nosso quintal tinham cicatrizes. E eu perguntava pra minha mãe, muito desconfiada, "mas são mesmo cicatrizes, que nem as nossas?". E minha mãe me dizia que sim, depois de machucadas, amputadas, lhes restavam as cicatrizes.
Fiquei com dó das goiabeiras, que também se machuavam, e também ficavam marcadas pro resto da vida!

Adorei!
Beijocas!

coresquenãoseionome disse...

Vc viu que coisa, Ju. Eu me arriscando na bio. Morrendo de medo de escrever alguma besteira, mas foi o que eu li e foi de uma fonte confiável, então...

E eu que achava que a natureza tinha sido injusta só com a gente.

Fiquei imaginando vc pequeninha, toda loirinha, fofa, com dó da árvore. =)

. disse...

Ah, e outra interpretação (baseada em fatos reais) desse fenômeno, chamado de autotomia: o professor de comportamento animal pergunta pra turma, durante uma aula na faculdade, o que fariam se um predador entrasse na sala naquele momento e eles se sentissem ameaçados. Uns dizem que correriam, outros se esconderiam, outros gritariam por socorro. Uma menina grita, em alto e bom som:
- Ofereço o rabo!

Cada um lida com as coisas da vida do seu jeitinho, né? =)

FRANCISCO JUNIOR disse...

Muito legal seu pensar!!! Excelente poder de síntese!!!!
Adorei... Muito Bom!!!!
Fco Jr